quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que você sabe sobre a "pressão alta"?


A hipertensão arterial, ou pressão alta, é diagnosticada quando a pressão arterial, após ser medida por duas ou mais vezes, é igual ou superior a 14 por 9 (140x90 mmHg) . Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.

A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg. E ela pode variar durante o dia, tendendo a diminuir quando estamos dormindo e aumentar quando realizamos esforço físico.

 A hipertensão é uma doença silienciosa e, na maioria dos casos,  não produz sintomas óbvios. Em geral, tem causa genética, mas pode ser desencadeada ou piorada por hábitos de vida ruins, como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física.

O objetivo de tratar a hipertensão arterial é evitar suas complicações, que podem ser muito graves. O tratamento correto pode evitar futuros infartos do coração, derrames, alteração da função dos rins, etc. O paciente hipertenso deve tomar diariamente os chamados anti-hipertensivos e adotar hábitos saudáveis: evitar o excesso de sal na alimentação, bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse.

Em alguns casos, o paciente só tem pressão alta quando esta é medida em consultório médico. Fora do consultório, ela é normal. É a chamada síndrome do avental branco. Para investigar isso, deve ser realizado um exame chamado MAPA -  monitorização ambulatorial da pressão arterial, que mede a pressão durante 24 horas com aparelho automático.

Portanto, se você é hipertenso, tome seus medicamentos corretamente, não deixe de usá-los quando a pressão melhora. É justamente por causa dos remédios que ela ficou boa!!

E se você não sabe se é ou não hipertenso, vá ao seu médico e verifique sua pressão arterial.
Cuide sempre da sua saúde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário